Como fazer prospecção de clientes por telefone – Confira se sua equipe comete estes erros!
Prospecção de clientes por telefone não é uma tarefa fácil.
Confira 5 erros muito comuns que você deve evitar para melhorar seu processo de prospecção de clientes por telefone e vender mais ainda este mês!
-
Pedir para seu Vendedor Prospectar
Um dos erros mais comuns no processo de prospecção de clientes por telefone é considerar a prospecção uma atividade de seus vendedores.
Normalmente vendedores não gostam e não são em geral bons prospectadores.
Prospecção de clientes por telefone é tarefa de um profissional específico, que pode ser chamado de “Hunter” ou caçador.
Seus vendedores devem ficar focados em se relacionar com os clientes, apresentar e fechar os negócios que foram a eles transferidos pelos profissionais de prospecção e qualificação de leads.
Prospecção e Qualificação são tarefas para outros profissionais que devem compor sua equipe de vendas!
Isso trará uma maior produtividade para seus vendedores, que irão trabalhar com os leads gerados por sua equipe de prospecção.
Talvez inicialmente você pense que isso poderá sair mais caro, mas criar uma esteira de vendas vai trazer mais clareza para sua operação.
-
Não Definir o Perfil de Cliente Ideal
Sair prospectando diversos mercados fará sua equipe de prospectadores ou hunters perderem energia.
Defina bem o perfil de seu cliente ideal, seus principais problemas, as causas destes problemas e os desejos destes clientes.
Naturalmente é fundamental que sua equipe saiba na ponta da língua como seu produto ou serviço se diferencia e resolve os problemas listados.
Por mais que seu produto ou serviço sirva para diversos mercados, defina algumas verticais e defina um período e uma meta para prospectar aquele mercado, e só após atingido seu objetivo sua equipe deve migrar para outra vertical.
-
Ligar do zero
Ligações frias, ou Cold Call, funcionam, mas tem baixas taxas de sucesso.
Existem formas de chamar atenção de seu prospect antes de fazer a ligação e enfrentar os bloqueios e barreiras que as equipes impõem até que você consiga chegar a sua pessoa de contato.
Uma técnica que tem funcionado bastante atualmente, e que tem sido chamada de Cold Call 2.0, consiste em uma sequência de e-mails para seu prospect.
Existe uma estrutura para isso e abordaremos em outros artigos.
Ao enviar estes 5 e-mails estrategicamente, e escritos de forma persuasiva e direcionado a seu prospect, suas chances de chamar atenção e obter uma resposta aumentam muito.
Quando então as pessoas responderem ao e-mail, querendo saber mais, ou pelo menos ler ou clicar em seus e-mails, este é o momento de ligar e aí você cita inclusive os e-mails e já quebra o gelo!
-
Ao mesmo tempo que prospecta, perde oportunidades (Balde Furado)
Sua equipe de prospecção esta lutando para conseguir oportunidades para seus vendedores.
Mas ao mesmo tempo, podem existir pessoas e empresas ligando para seu negócio e sua equipe não está atendendo o telefone!
Sua empresa comete este erro?
Estruture sua equipe de atendimento pois as prospecções podem vir receptivamente!
-
Não ter um sistema de prospecção de clientes por telefone automatizado
Prospectar clientes exige disciplina e consistência.
Por isso para bater suas metas ao fim do mês, é importante que você tenha seus números e saiba quantas prospecções ativas tem que fazer, e quantas receptivas tem que estar preparado para atender também.
Por meio da CallPage, você consegue aproveitar melhor os visitantes de seu site e transforma-los em prospecções ativas para sua equipe trabalhar e qualificar.
Com a CallPage, seus clientes pedem uma ligação em 28 segundos, e nossas ferramenta conecta seu futuro cliente com sua equipe, por telefone. Saiba mais sobre como gerar leads, sem depender de um formulário de contato
Veja o vídeo sobre 5 erros que você deve evitar na prospecção de clientes por telefone