Onde e Como obter Novas Oportunidades de Vendas

Saiba tudo sobre onde e como obter novas oportunidades de vendas

O principal objetivo das atividades de marketing, especialmente em B2B, deve ser obter novas oportunidades de vendas.

Acontece que o processo não é tão simples quanto parece ser desde o começo.

De acordo com um estudo conduzido em 2016 pela Hubspot sobre o estado das empresas entrantes sabe-se que é sempre um esforço desafiador para os profissionais de marketing conseguir indicações qualificadas de vendas e gerar tráfego sobre elas.

Então qual o objetivo do marketing de conteúdo e porque ele é tão importante no processo de gerar indicações?

Quais são as fontes mais confiáveis para os clientes e qual é o mecanismo de geração de leads baseado em marketing de conteúdo?

Todas essas questões estarão cobertas neste artigo.

Se você quer saber mais sobre captação de clientes, confira também: https://blog.callpage.com.br/captacao-de-clientes-13-maneiras/

Marketing de conteúdo como estratégia para geração de leads

marketing de conteúdo

O primeiro passo que os clientes tomam antes de decidir sobre o caminho da compra é a busca por informações.

A revolução da internet mudou as relações entre as companhias e seus clientes de uma maneira tal que o processo de compra é agora controlado pelos consumidores.

Os profissionais de marketing precisam encontrar novas formas de alcançar os compradores e chegar até eles ultrapassando os obstáculos.

Em vez de buscar consumidores com propagandas massivas e infinidade de emails,  eles devem agora focar em serem encontrados e aprender a construir relacionamentos contínuos com os compradores.

 Estratégias de inbound marketing  e marketing de conteúdo efetivo podem satisfazer uma demanda enorme por informação.

Ambos focam prioritariamente em atrair consumidores,  construir a percepção da marca, criar conteúdo de valor e alcançar grupos-alvo específicos.

 Na Polônia, 69% dos profissionais de marketing entrevistados pela WhitePress usam marketing de conteúdo como estratégia para gerar indicações,  contatos e vendas,  enquanto que nos Estados Unidos este é o objetivo de 80% dos profissionais de marketing do B2B.

 Quais fontes são mais confiáveis pelos tomadores de decisão

fontes confiáveis na internet

Hoje os consumidores têm acesso a várias fontes de informação.

De acordo com o estudo de 2016 do HubSpot, as fontes mais confiáveis são:

– recomendações (55%)

– opiniões de consumidores (45%)

– artigos da mídia (43%)

– matérias fornecidas pelos prestadores (35%)

Recomendações e opiniões de consumidores certamente têm um poder muito maior sobre o processo de tomada de decisão.

É natural que façamos perguntas para amigos e colegas quando buscamos por soluções mas você, representando sua companhia, pode gerar grandes proveitos oriundos deste fato.

Primeiramente as ferramentas de monitoração da internet e mídias sociais são muito úteis.

Elas permitem que você capture toda menção feita à sua companhia na internet bem como todas as novidades relacionadas com sua indústria ou produtos recomendados.

A comunicação online com o público pode levar à aquisição de um contato ou mesmo um cliente pagador.

O segundo método é construir relações de negócios, pela combinação efetiva de ferramentas disponíveis online (Linkedin, grupos de redes sociais, etc) ou presenciais (como participação em feiras de negócios, conferências, redes pessoais).

Dica

É possível adaptar formatos de conteúdo para gerar indicações em cada etapa do funil de vendas.

Algumas delas farão parte do seu site (questões frequentes, opiniões de clientes ou blog) enquanto outras serão usadas em campanhas curtas (ebooks ou webinários).

Todos estes formatos irão  apoiar sua estratégia duradoura de geração de leads.

Preparamos uma lista de ferramentas e conteúdos que necessitam ser principalmente adaptados à sua estratégia de marketing  empresarial.

Nem todas precisam ser usadas! Trate esta  lista como uma inspiração:

  1. Estágio na trajetória de compra: SENSIBILIZAÇÃO

  • Blog da companhia
  • Livros eletrônicos
  • manuais
  • mídias sociais
  • apresentação de slides
  • vídeo
  • ferramentas livres
  1. Estágio na trajetória de compra: INTERESSE

  • Webinários sobre produtos
  • Estudos de caso
  • Questões frequentes
  • Relatórios
  • Opiniões de clientes
  • Demos de produtos
  1. Estágio na trajetória de compra: DECISÃO

  • Versões teste
  • Consultorias
  • Cursos de treinamento
  • Estimativas de produtos
  • Relatórios ROI

Mecanismo para gerar leads

mecanismo de geração de leads

Antes de se aprofundar em diferentes tipos de conteúdo que você pode usar para gerar leads, você deve se familiarizar com o funcionamento do mecanismo para geração de leads.

Existem quatro etapas para gerar leads na internet:

  1. OFERTA

Proporcionar conteúdo de qualidade para os destinatários na forma de livros eletrônicos, webinários, cursos por e.mail ou testes grátis de produtos ou serviços.

  1. CHAMADA PARA AÇÃO

Apresentar a chamada para ação na forma de um texto breve, o que encoraja o usuário a assumir a oferta.

Por exemplo, depois de clicar em um anúncio CTA (e.g. baixe grátis e-book) o usuário é redirecionado para a página de entrada onde a oferta pode ser usada.

  1. PÁGINA DE ENTRADA

Deixar disponível um tipo de site que contenha informações referentes a uma oferta específica, assim como um formulário obrigatório de coleta de dados que deve ser preenchido antes de usar a oferta.

Não se esquecer de verificar e interpretar os dados obtidos antes que se tornem realmente valiosos. A informação coletada deve parecer incompleta ou ficcional ou seus materiais podem ser baixados por seus competidores. 

CONCLUSÃO: ONDE OBTER NOVAS OPORTUNIDADES DE VENDAS

Por trás de cada grande marca está uma riqueza de conteúdo valioso e relevante que é direcionado para o público da companhia.

Use o marketing de conteúdo e crie conteúdo valioso para satisfazer o esforço do consumidor por informação.

Construir relações verdadeiras com seus canais e consumidores pode ajudar a estabelecer uma marca de reputação positiva para seu negócio.

Tire vantagem das ferramentas de monitoramento da internet e esteja engajado em discussões online.

Siga as novidades do mercado e esteja sempre alerta de qualquer menção à sua companhia na internet.

Elas irão ajudar você a adaptar seu produto às necessidades e expectativas dos consumidores, desenvolver os próximos passos , definir os aspectos fortes e fracos do seu negócio, etc.

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Este artigo foi extraído e traduzido com autorização do autor Sergey Bukto, CMO da CallPage na Europa.

Onde e Como obter Novas Oportunidades de Vendas
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