O que é Lead e Como transformar Leads em Clientes?

O que é um Lead e como transforma-los em mais negócios!

Lead é uma pessoa física ou jurídica que demonstrou interesse prévio em adquirir um produto ou serviço de determinada empresa.

O termo Lead pode ser traduzido como “Dica” “Vantagem” ou ainda “conduzir” ou seja, podemos interpretar como um caminho em direção a venda!

Um Lead pode ser gerado por meio de formulários de contato, telefone, chat, e-mail ou até mesmo presencialmente.

Pode ainda ser gerado em feiras e eventos, ou por meio de ações promocionais no ambiente offline.

Trata-se portanto de uma alternativa para que os vendedores façam contato com pessoas mais predispostas a compra!

O que é um Lead pode variar de acordo com o mercado, e em alguns casos pode ser chamado de “um Lead” ou “uma Lead”.

Em alguns mercados, pode ser apenas o e-mail da pessoa.

Em outros mercados, um lead pode ser o Nome, E-mail, Telefone e o Site da Empresa por exemplo.

Para vendas mais complexas, pode-se pedir ate mesmo o CPF ou o CNPJ do potencial cliente, o Lead.

Teoricamente quanto mais informações forem solicitadas, mais difícil será gerar o lead e consequentemente mais caro.

Ao mesmo tempo, quanto mais informações mais qualificado e propenso a compra será um lead.

Veja mais neste artigo em nosso blog sobre como gerar leads qualificados para sua empresa

Quanto Custa um Lead e Como saber se um Lead é Caro ou Barato?

quanto custa um lead

Um grande erro de várias empresas que buscam aprender o processo de geração de leads é buscar um CPL (Custo por Lead) barato!

O barato pode neste caso definitivamente sair caro!

Um lead de R$ 5,00 pode ser muito mais barato do que um Lead de R$ 1,00.

E um lead de R$ 20,00 pode ser melhor ainda!

Existem leads que custam acima de R$ 100,00.

O importante são as taxas de conversão, ou seja, o processo de vendas, para transformar os leads em clientes, e claro seu ticket médio.

Ou seja, se a origem dos leads de R$ 5,00 for mais qualificada e eles tiverem um perfil mais adequado para compra, com certeza saiu bem mais barato do que vários leads de R$ 1,00 que não se transformam em negócios!

Saiba neste artigo por que um lead pode não ser apenas um e-mail

Como Transformar Leads em Vendas?

transformar leads em clientes

Existem várias formas de transformar leads em vendas, e várias naturalmente passam pelo básico dos 4 Ps do Marketing. (Preço, Praça, Produto, Promoção)

Atualmente fala-se muito no processo de inbound marketing, na nutrição e educação destes leads para transforma-los em clientes de uma maneira mais natural.

Trata-se de uma ótima metodologia, mas será que é adequada para todos os tipos e portes de empresa?

E quanto tempo demora para este processo gerar frutos?

Muitas empresas têm se esquecido do básico, que é o bom atendimento telefônico, e principalmente e mais básico ainda, a disponibilidade da sua empresa para atender os clientes que demostram interesse e estão já prontos para comprar!

Fazer o básico antes de inovar é o que trata os melhores resultados para transformar leads em vendas!

Quando o básico estiver bem feito, certamente várias metodologias podem incrementar seu volume de vendas.

Se você quiser saber como incrementar suas vendas por telefone, conheça a CallPage e passe a aproveitar melhor os visitantes de seu site, transformando-os em leads em tempo real já em contato com sua equipe de vendas por telefone!

Agora que você já saber o que é Lead e como transformar leads em Clientes, veja outros artigos em nosso blog.

Para saber mais sobre taxa de conversão de leads em vendas, veja este artigo em nosso blog!

 

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