O que é Ciclo de Vendas e Como Diminuí-lo pela Metade!

O ciclo de vendas é um conjunto de etapas previsíveis e bem definidas para vender produtos ou serviços de maneira consistente.

Ciclo de vendas é, portanto, um período de tempo que cada empresa leva para concretizar uma venda, do início ao fim do processo.

Agora que você já sabe o que é ciclo de vendas….

Qual seu Ciclo de Vendas?

Um dos grandes desafios para quem já consegue medir o tempo que um lead percorre no funil até concretizar a venda, é conseguir encurtar este tempo!

Já pensou conseguir que seu ciclo de vendas caia pela metade?

Essa possibilidade é real, disponível para 100% das empresas e muitas a estão negligenciando por conta do Viés da Disponibilidade.

Ou seja, é quando algo é dito tantas vezes e está tão disponível em todos os lugares e mídias do seu mercado, que se torna uma verdade absoluta, mesmo que não seja algo apropriado para todos os tipos de negócios.

Isso acontece muito em relação a inbound marketing e a marketing de conteúdo, ou seja quando você pesquisar na internet temas relacionados a:

Como vender mais?

Como capturar mais leads?

Como encurtar seu ciclo de vendas?

Como gerar mais leads?

Certamente ao pesquisar estes temas, você será impactado por um artigo muito bem escrito por empresas especializadas justamente em marketing de conteúdo e inbound marketing, cujo viés é naturalmente promover estas metodologias.

Naturalmente são ótimas metodologias e funcionam muito bem, mas será que é o ideal para todos os tipos de negócio?

E você pode ou tem paciência para esperar os resultados acontecerem?

Muitas empresas gastam muita energia, tempo e dinheiro com estas metodologias, enquanto poderiam estar encurtando muito seu ciclo de vendas, tendo um maior ROI e faturando muito mais na prática, apenas com algo básico e que converte muito:

 Vendas por Telefone.

ciclo de vendas por telefone 

Como diminuir pela metade seu Ciclo de Vendas

  1. Divulgue seu telefone

ciclo de vendas divulgue seu telefone

 

Incrivelmente algumas empresas simplesmente deixaram de divulgar seu telefone.

Agem como se o telefone fosse atrapalhar o processo.

Segundo a Dialogtech, grande empresa Americana, leads telefônicos convertem de 10 a 15 vezes mais do que um lead de formulário.

Muitas vezes investir em estrutura e pessoas para atender o telefone, qualificar e vender para seus leads, pode ser mais barato e mais rápido do que fazer inbound marketing e marketing de conteúdo.

As mais modernas e eficientes estratégias de marketing, não podem fazer com que sua empresa deixe de fazer o básico.

Veja se sua empresa também comete este erro no artigo abaixo:

https://blog.callpage.com.br/leads-telefonicos-por-que-as-empresas-nao-divulgam-seu-telefone/

 

  1. Faça suas contas

ciclo de vendas suas contas

 

Ter pessoas para qualificar seus leads telefônicos, e fazer a transferência para um vendedor “sniper” matador, muitas vezes será mais barato do que o tráfego que você pode estar perdendo tentando gerar leads de formulário para coloca-los numa cadência de e-mails e esperar que eles levantem as mãos.

Compare o custo das pessoas e estrutura com seus investimentos em tráfego e o que pode estar perdendo de oportunidades por tentar converter apenas via formulário, e-book ou 100% online se você tiver um e-commerce.

  1. Os leads podem já estar educados e prontos para comprar

ciclo de vendas cliente pronto para comprar

Considere que você investe em tráfego e pode estar perdendo leads de fundo de funil que já estão educados e prontos para comprar.

Estes leads podem ter se educado inclusive com seu concorrente.

Se você tiver uma estrutura e agilidade para atende-lo, sua empresa sai na frente, e com isso você reduz seu ciclo de vendas!

Esteja disponível para falar com seu lead, no momento que é adequado a ele, e que ele dedicou tempo para este contato.

  1. Se o Lead não for qualificado, aí sim eduque-o e mostre os próximos passos

ciclo de vendas educação

 

Ao falar com seus leads por telefone, mesmo os que não são qualificados, você já está um passo a frente da sua concorrência, pois humanizou o processo.

Se o mesmo não estiver pronto e qualificado para comprar seu produto ou serviço, avise-o que enviará e-mails com determinada frequência, com informações relevantes para que ele possa resolver sua dor ou com informações sobre a transformação que seu produto ou serviço propõe.

  1. Utilize ferramentas que te possibilitem encurtar seu ciclo de vendas

ciclo de vendas ferramentas

 

A CallPage possibilita um melhor aproveitamento de todo o tráfego de seu site, transformando seus visitantes em leads telefônicos, surpreendendo-os com contatos imediatos em 28 segundos.

Sua empresa certamente sairá na frente da concorrência pois estes leads já terão outra imagem sobre a qualidade, velocidade e cuidado no atendimento.

  1. Reduza a fricção ao máximo

ciclo de vendas pabx é coisa do passado

Se você quer reduzir pela metade seu ciclo de vendas, permita que seu cliente fale o mais rápido possível com sua equipe de vendas ou de qualificadores!

Se você tem um PABX, ou atendimento eletrônico, retire-o se possível, reduzindo o tempo de espera que este cliente terá para ser atendido e comprar.

Estes sistemas de URA surgiram na década de 70 ou 80 para ajudar empresas de telefonia e cartão de crédito a dar conta de altas demandas de suporte.

Já parou pra pensar que colocar estas barreiras entre você e seu potencial cliente não faz sentido?

Se você não dá conta de atender a todos os leads telefônicos, adeque sua estrutura, pilotando melhor a relação tráfego x estrutura.

Pois de que adianta investir tanto em tráfego se não pode atendê-los para buscar a conversão e então a redução de seu ciclo de vendas?

Quais as etapas de um Ciclo de Vendas

ciclo de vendas funil

 

Seja qual for seu negócio, existem algumas etapas básicas que seu lead percorre, são etapas comuns para diversos segmentos:

Etapas do Ciclo de Vendas: 1 – Prospecção

Encontrar os leads com perfil ideal já é um grande passo para encurtar seu ciclo de vendas.

Avalie e monitore sempre a qualidade do tráfego que chega em seu site ou blog.

Lembre-se de que existem métodos para prospectar ativamente, e não apenas esperar que os leads cheguem até você.

Reduza o ciclo de vendas: 2 – Qualificação

Esteja disponível para falar com seus leads por telefone e entender suas necessidades e se já estão prontos para compra!

Muitos já estão e você não pode deixá-los esperando!

 Melhore os índices de seu ciclo de vendas: 3 – Apresentação:

É o momento de encantar e surpreender seus leads.

Converter mais!

Prepare-se, treine e esteja sempre preparado para contornar as objeções que surgirão.

Tenha uma proposta comercial e uma oferta irresistível.

Trabalhe para encurtar o Ciclo de Vendas: 4 – Avaliação:

Neste momento em que seu cliente avalia sobre você e seu negócio, seu ciclo de vendas pode aumentar muito, especialmente se você não utilizar gatilhos de escassez, ou tiver um processo de follow up automatizado.

As pessoas estão cada vez mais ocupadas e a disputa por atenção é cada vez mais decisiva para diminuir seu ciclo de vendas!

Ciclo de Vendas: 5 – Fechamento:

Você pode estar perdendo negócios nesta etapa, se não tem um processo de fechamento de vendas bem desenhado e com script adequado.

Treine sua equipe para pedir o negócio a seu lead!

Isso certamente vai ajuda-lo a ter um ciclo de vendas mais curto.

Inicie um novo ciclo de vendas: 6 – Pós Vendas:

Verifique a satisfação de seus clientes e lembre-se sempre de pedir indicações.

Quando você fala com uma indicação e cita a pessoa que a fez, este novo lead tende a ter um ciclo de vendas ainda menor.

 

Aqui na CallPage utilizamos o CRM Funil de Vendas, que nos dá exatamente nosso ciclo de vendas médio, ou seja, quanto tempo em média demoramos para transformar leads em vendas!

Se você pensa em aproveitar melhor seu tráfego e transforma-los em leads mais propensos a uma venda mais imediata, fale conosco ou peça uma ligação pra nós, e te ligaremos em 28 segundos por meio de nossa ferramenta!

Confira também neste link nosso artigo sobre o que é taxa de conversão de vendas e como aumenta-la com uso de ferramentas!

Rate this post

eBook gratuito: O poder das vendas por telefone

Um guia completo com tudo o que você precisa saber para aumentar a conversão dos seus leads por telefone.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Agende uma Apresentação

Comece a converter leads em vendas hoje

Precisando de mais leads quentes para aumentar suas vendas?

Receba até 75% mais Leads Telefônicos, permitindo que o visitante de seu site fale com sua equipe de vendas em 28 segundos!

Copyriht 2018 callpage todos os direitos reservardos.