Técnicas de Vendas por Telefone e Como Criar um Script de Vendas Matador [Melhores Dicas]

Se você trabalha com vendas, seja field sales ou inside sales, sabe a importância de um bom script de vendas para agendar reuniões externas, qualificar leads, ou fechar vendas efetivamente por telefone.

Uma das coisas mais importantes e iniciais de qualquer negócio, é criar um bom script de vendas.

Muitas vezes ir para o telefone para validar é melhor do que pesquisas de mercado extensas e complicadas e deve ser uma das coisas iniciais que qualquer empresário deve fazer ao começar um negócio!

Se você quer validar uma ideia nova de negócio, ou de produto, ou se você já tem um negócio estabelecido, mas deseja melhorar sua taxa de conversão em vendas, você precisa de um Script de Vendas matador.

Estamos considerando aqui um script de vendas matador para um processo de cold call ok?

Script de Vendas – O que tem funcionado para nós?

Boa Tarde (Bom dia), Aqui é Gustavo Lucas, da Call Page Brasil.

Deixe-me ver se você pode me ajudar …

A Call Page é uma empresa da Polônia e chegamos no Brasil recentemente. Estamos em busca de novos parceiros e identificamos que sua empresa tem o perfil muito parecido com alguns clientes que temos já em outros países.

Somos uma ferramenta de geração de leads e ajudamos empresas a gerarem leads mais qualificados, com o mesmo investimento em tráfego, ajudando nossos clientes a encurtarem seu ciclo de vendas!

Isso faz sentido para vocês? Com quem eu deveria falar ai na {Company} sobre este assunto?

Por que este script tem funcionado? Vamos aos detalhes:

“Aqui é Gustavo Lucas”

Parece óbvio dizer seu nome, mas já vi vários prospectadores ou vendedores que esquecem-se dessa importante parte na apresentação.

A pessoa do outro lado do telefone ficará com este GAP que pode atrapalha-la a prestar atenção em seu discurso, pois ficará se perguntando, “Quem é esta pessoa?”

Portanto lembre-se sempre de começar com seu nome e de onde está falando!

“Deixe-me ver se você pode me ajudar … “

Algumas vezes vi especialistas recomendado o uso do famoso “quebra-gelo” como por exemplo falar do tempo, ou perguntar como a pessoa está, etc… Creio que isso pode até funcionar, mas hoje as pessoas estão muito ocupadas e sugerimos sempre para nossa equipe, ir direto ao ponto.

Um grande substituto do quebra-gelo em nosso caso é este pedido de ajuda.

As pessoas em geral gostam de ajudar umas as outras, portanto este pedido de ajuda logo de cara, desarma o outro lado. É uma frase que conecta e humaniza o contato!

Pedir ajuda é fundamental para abrir as portas, uma vez que tantas barreiras são impostas hoje em dia para quem liga tentando vender algo diretamente.

A Call Page é uma empresa da Polônia e chegamos no Brasil recentemente. Estamos em busca de novos parceiros no segmento X e identificamos que sua empresa tem o perfil muito parecido com alguns clientes que temos já em outros países.

Selecionamos estas palavras cuidadosamente, pois em uma frase mostramos:

  • Somos uma empresa do exterior, isso chama atenção de quem está do outro lado.
  • Chegamos ao Brasil recentemente e isso pode ser uma oportunidade (gatilho mental da antecipação)
  • Deixamos claro o segmento que estamos buscando e mostramos que já temos clientes do mesmo segmento no exterior.

Somos uma ferramenta de geração de leads e ajudamos empresas a gerarem leads mais qualificados, com o mesmo investimento em tráfego, ajudando nossos clientes a encurtarem seu ciclo de vendas!

Neste momento, mostramos rapidamente o que fazemos e como ajudamos nossos clientes.

Como nosso público alvo são empresas que já investem em tráfego e desejam aumentar seu volume de leads qualificados, utilizamos palavras chaves que chamem atenção e despertem o interesse da pessoa que atendeu o telefone.

 Isso faz sentido para vocês? Com quem eu deveria falar ai na {Company} sobre este assunto?

A resposta da pessoa que atende é importante, mas no fundo o objetivo é iniciar uma conversa e ai sim encaixar perguntas de investigação e situação para descobrir a pessoa correta com quem falar. É avançar passo a passo.

Agora que vimos os detalhes do script de vendas da CallPage, sugerimos que seu script de vendas matador sempre cubra os seguintes pontos:

  1. Procure gerar uma certa curiosidade
  2. Dê um contexto sobre o que você faz
  3. Peça sempre permissão para avançar
  4. Faça perguntas, tente aprender sobre o processo da empresa prospectada e tentar identificar quem são os responsáveis pelas decisões.
  5. Saia da chamada sempre com o próximo contato alinhado.

Naturalmente existem scrips de vendas matadores para cada etapa de um processo de vendas.

Vamos a alguns exemplos:

Abertura:

Bom dia, Boa tarde, meu nome é ______________ da empresa _________.

Deixe me ver se você pode me ajudar …

Somos especializados em _____________ e ajudamos nossos clientes há ____________

identificamos que sua empresa X tem o perfil parecido com outras que já ajudamos no segmento de ______________.

Isso faz sentido para vocês? Com quem eu deveria falar ai na {Company} sobre este assunto?

Qualificação:

Qual o processo atual para ____________?

Quem são os clientes ideias?

Quem atualmente decide o processo _________ ?

Atualmente, como resolvem o problema ______________?

Teste de fechamento:

Nós gostaríamos de iniciar em ____________

Isso funciona para você?

Qual o processo de decisão na empresa de vocês?

O que normalmente levam em consideração para selecionarem novos fornecedores?

Definir os próximos passos:

Excelente, me parece que temos um bom fit entre nossas empresas. Vou te mandar nossa apresentação, mas antes, podemos já deixar agendada nossa próxima conversa?

Qual seu melhor email para eu te enviar o resumo de nossa conversa e um invite para nossa próxima reunião?

Qual o melhor horário para conversarmos novamente na semana que vem?

 

Scripts de vendas matadores são fundamentais para incrementar suas taxas de conversão.

Se você pensa que os scripts de venda deixam sua equipe engessada, talvez você não esteja utilizando os scripts de vendas corretamente.

Os scripts não devem ser lidos e seguidos necessariamente a risca, ou seja não devem prender o vendedor e não dar a ele liberdade de interação.

As melhores dicas para Scripts de vendas matadores vão te ajudar a:

  • Estruturar e deixar mais claro para sua equipe de vendas o que deve ser coberto na conversa.
  • Deixar mais refinado seu processo de vendas
  • Desenvolver e dar a possibilidade de escala a seu negócio
  • Incrementar sua taxa de conversão de vendas
  • Impedir que existam grandes diferenças de taxa de conversão entre os membros de sua equipe
  • Ouvir de maneira mais efetiva a seus leads.

É natural que todo vendedor sofra rejeição e receba diversos nãos ao longo do dia.

Minha recomendação, treine sua equipe para que o não seja “amado”, pois é sinal que estão cada vez mais próximos do sim!

Tenha um processo claro e bem treinado de contorno de objeções com sua equipe, e principalmente tenha uma lista de todas as objeções, mantendo isso sempre atualizado.

Que tal investir alguns minutos de seu tempo para revisar seu script de vendas agora mesmo?

Lembre-se de que um bom script de vendas deve ser constantemente revisado e melhorado.

Aprenda sempre com os feedbacks dos clientes e prospects.

Confira também neste artigo, como nós resolvemos o problema de desperdício de leads de nossos clientes!

Técnicas de Vendas por Telefone e Como Criar um Script de Vendas Matador [Melhores Dicas]
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