prospectar clientes por telefone

Como nós Resolvemos o Problema de Desperdício de Leads de Nossos Clientes

Sua empresa tem problema de Desperdício de Leads?

Aproveite melhor todos os seus leads e venda muito mais! Evite o desperdício de Leads

Já viu esse filme? “Vendas” diz para “Marketing”  “Os leads não estão qualificados”, ou “Precisamos de mais leads qualificados”

Esse é um diálogo (ou não) muito comum entre os times de vendas e marketing!

Enquanto discussões ocorrem, ocorrem desperdício de leads.

O fato é que os vendedores se acostumaram com a facilidade de receber os leads vindos de ações de inbound marketing e se a empresa não tem uma cultura voltada para ações de prospecções outbound em conjunto com as ações de inbound, a visão do vendedor sobre o que é um lead qualificado pode ser distorcida!

Ter muito bem claro o perfil ideal de cliente é fundamental e deixar claro para as equipes comerciais que um lead bom não é apenas aquele que fecha negócio, é fundamental, pois vendedores mal acostumados e com dificuldades de entenderem o conceito de funil, podem prejudicar o ambiente de sua empresa!

Quais os problemas mais comuns e que geram desperdício de leads?

  1. Lead é recebido pelo vendedor que liga e não consegue falar com o lead.

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Quanto tempo seu vendedor está levando para retornar para o lead? Ele pode estar sobrecarregado com outras tarefas e rotinas comerciais, e isso pode estar gerando a demora.

O vendedor liga, o telefone chama, chama, mas o lead não atende!

  1. Vendedor recebe um lead mas não retorna

vendedor preguiçoso

Isso doi no bolso de qualquer empresário. Investimentos em tráfego e campanhas para gerar leads, briga constante para diminuir o CPL, aumentar as taxas de conversão e simplesmente o vendedor decide não ligar.

  1. Na hora que o vendedor liga, o lead não pode falar pois está ocupado

lead ocupado

Os vendedores tentam falar, conseguem, mas o lead não pode falar naquele momento. Será que o vendedor lembrou de anotar o dia e horário do retorno? Será que no dia e horário que deve retornar, ele de fato está fazendo este retorno?

  1. Vendedor liga, mas o telefone que o lead preencheu está errado

lead com telefone errado

Quantas vezes as pessoas preenchem um formulário pedindo um contato, mas colocam um telefone errado. Isso faz com que sua equipe de vendas perca tempo e coloque a culpa no marketing que está gerando leads de baixa qualidade!

  1. Vendedor chama o Lead no WhatsApp, mas ambos estão desconectados fazendo outras coisas ao mesmo tempowhatsapp não faça isso

Um bom processo de vendas inicia-se com uma conexão ou uma boa sintonia! Chamar no whatsapp e “largar” o cliente pode trazer sérios impactos a suas taxas de conversão, já que tanto o vendedor como o potencial cliente podem estar fazendo várias coisas ao mesmo tempo e com isso não há uma conexão, não há espaço para perguntas de investigação adequadas e profundidade.  Procure levar as negociações para o telefone ou presencial, onde as taxas de conversão em vendas são maiores!

  1. O Vendedor até consegue falar na segunda, terceira ou quarta tentativa, e para isso ainda terá que ter sorte para que o lead pare seus afazeres para falar com ele naquele momento, o que tende a fazer com que seu ciclo de vendas aumente, já que nem todos vão “parar para falar”.

ciclo-de-vendas

Para saber mais sobre Ciclo de Vendas e como você pode diminui-lo pela metade, veja este artigo em nosso blog: https://blog.callpage.com.br/o-que-e-ciclo-de-vendas-e-como-diminui-lo-pela-metade/

Como resolvemos o problema de desperdício de leads de nossos clientes?

 

Com a CallPage sua equipe de vendas fala com os leads no momento em que eles desejam, ou seja, quando dedicaram tempo e foco para falar com sua empresa!

Nossa ferramenta conecta lead e equipe de vendas em apenas 28 segundos, ligando para ambas as pontas ao mesmo tempo!

Seu lead é surpreendido ao receber uma ligação imediata de sua empresa, e apenas por este fator sua empresa entra em uma negociação já com um cliente surpreendido com a qualidade de seu atendimento!

Por que o lead telefônico converte mais?

O problema de não conseguir falar com o lead não existe, pois você está falando com o lead no momento que ele acaba de pedir a ligação.

Não há chances de o vendedor não retornar, já que ele (Vendedor) também recebe uma ligação e tem que parar seus afazeres para atender a chamada.

O lead não está ocupado, pois ele mesmo pediu o contato naquele momento.

Não há chance de telefones errados! Se o lead é qualificado e pediu a chamada, você falará com ele em tempo real por telefone.

A negociação ou qualificação inicia-se por telefone onde o foco e atenção de ambos é total, possibilitando maior conexão e consequentemente maiores taxas de conversão!

Outro aspecto importante de falar com o lead no momento que ele dedicou para sua empresa é o impacto na redução de seu ciclo de vendas e o fato de não abrir espaço para sua concorrência, que pode demorar a retornar, caso ainda esteja apenas com leads tradicionais de formulário.

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Se você quer saber como evitar o desperdício de leads e aumentar as vendas em tempos de crise, veja também este artigo em nosso blog: https://blog.callpage.com.br/6-melhores-ideias-e-estrategias-para-aumentar-as-vendas-em-tempos-de-crise/

 

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Gustavo Lucas

Gustavo Lucas

Gustavo Lucas é empresário e investidor. Country Manager da CallPage no Brasil, Co-Fundador do grupo Cenário Capital e fundador da Rede de Lojas Animafest, vendida em 2016 para grupo detentor de licenças da Disney no Brasil para o segmento. É Bussiness Hacker, especialista em marketing digital e formado em administração de empresas.

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