Como Aumentar a Taxa de Conversão de Leads em Vendas?

Descubra como aumentar a taxa de conversão de leads em vendas com uma tática incrível e de rápida implementação!

Muita gente me pergunta como extrair melhores resultados de seu próprio site, ou seja, aproveitar o próprio tráfego e transforma-los em leads.

Mas depois disso, como aumentar a taxa de conversão de leads em vendas?

Seja qual for sua taxa de conversão de visitantes em Leads, é fundamental que sua taxa de conversão de leads em vendas esteja fazendo sua conta fechar, ou seja, o seu lucro operacional gerado por meio destas vendas, é maior do que o custo para gerar estes leads.

Existem Diversos tipos de Leads, e de acordo com o perfil de cada um deles, sua taxa de conversão de leads em vendas poderá mudar.

O primeiro passo é saber diferenciar cada tipo de leads, e principalmente a origem de cada um deles, para que posteriormente você possa colocar mais verba nas campanhas que geram leads que convertem mais.

Como aumentar a taxa de conversão de Vendas em Leads – Conheça os Tipos de Leads que seu negócio gera:

Lead que visita seu negócio

Taxa de conversão lead presencial

Este tipo de lead se aplica apenas para varejo ou empresas de serviço que atendem pessoalmente seus clientes.

Como trata-se de uma plataforma com grande superfície de contato, visual, gestos, tom de voz, sorriso e conexão tende a ser a de maior taxa de conversão, ou seja, podemos dizer que a cada 100 visitantes, talvez 50 comprem.

Naturalmente esta taxa de conversão de 50% é apenas uma estimativa e pode variar de acordo com o tipo de negócio, e principalmente atendimento, preços e mix de produtos ou serviços.

Lead Telefônico

Taxa de conversão telefone

Muitas empresas vendem primordialmente por telefone, pois após o lead presencial, é a segunda plataforma com maior superfície de contato, onde pode-se também conectar-se com o cliente, transmitir emoções, energias e contornar objeções e pedir a venda!

Podemos dizer que a cada 100 ligações, talvez 30 comprem.

É claro que esta taxa de conversão de 30% também é meramente ilustrativa para mostrar uma ordem de grandeza do tipo de taxa de conversão a se esperar de cada tipo de lead.

Você aproveita atualmente o poder do lead telefônico em seu negócio?

Lead de WhatsApp

gerar leads por whatsapp

Este é um lead que te chama pelo whatsapp, seja divulgado em seu site, com a API do WhatsApp que o cliente pode clicar e abrir direto a tela do aplicativo, ou por meio de uma indicação.

Este é um formato de captura de lead também interessante e que tende a ter boas taxas de conversão devido a possibilidade de interação.

No entanto, podemos estimar que a cada 100 contatos, talvez 15 comprem.

Estamos novamente fazendo estimativas para exemplificar.

Neste caso as conversões tendem a ser menores pois existem distrações no processo e enquanto vendedor e cliente se falam, ambos podem estar se distraindo com diversas coisas, seja presencialmente, ao telefone ou no próprio whatsapp.

Também neste tipo de venda, não se consegue transmitir emoções, energia e muitas vezes o que é dito pode ser mal interpretado por ambas as partes.

A possível demora nas respostas de ambas as partes pode também ampliar muito o tempo de fechamento, tendo impacto direto em seu ciclo de vendas.

Lead de Chat

taxa de conversão lead via chat

Este é um lead que aciona sua equipe de atendimento por meio de um Chat, tirando alguma dúvida, ou demonstrando interesse em seu produto.

Algumas empresas pedem o nome e e-mail deste lead antes de responder a pergunta, outras após ou durante o processo de atendimento.

Isso pode variar e não há certo ou errado, vale a pena testar e ver o que melhor se aplica para seu negócio.

Podemos dizer que a taxa de conversão deste método não chega a 5%, pois pode haver demora de atendimento, não há uma interação imediata e como no exemplo acima, ambos os agentes do processo de venda, podem estar se distraindo com outras tarefas.

Lead Tradicional de Formulário

taxa de conversão de vendas para lead de formulário

Este é um Lead que deixa seu e-mail, em troca de alguma recompensa, ou nome, e-mail e telefone para receber uma cotação ou proposta comercial.

A partir do momento que a empresa capta esta informação, algumas entrarão em contato por telefone para tentar a venda direta, ou qualificar por telefone para então encaminhar a um vendedor, e outras tentarão antes de ligar, qualificar o lead por meio de estratégias de inbound marketing.

Neste caso as taxas de conversão tendem a variar muito de acordo com o tempo de resposta e perfil do mercado.

No entanto, se comparado aos tipos de leads anteriores, as taxas de conversão tendem a ser menores se o cliente já está preparado para comprar e a empresa demora a atender ou o coloca apenas em uma sequência de e-mails tentando qualificar quem já está pronto para comprar.

Como Aumentar a Taxa de Conversão de Leads em Vendas – Conclusão

É fundamental separar os tipos de leads e saber quanto te custa cada tipo de lead.

Após esta separação, é muito importante analisar a taxa de conversão de cada tipo de lead, e se há variações no ticket médio de acordo com o perfil.

Feito isso, agora você já sabe como aumentar a taxa de conversão de leads em vendas, pois basta colocar mais dinheiro no tipo de lead que converte mais e com maior ticket médio.

Em geral o Lead telefônico, que liga para sua empresa, se bem atendido tende a ter uma melhor taxa de conversão em vendas e um ticket médio maior, pois seu vendedor pode oferecer adicionais e dar um atendimento diferenciado.

Trata-se de um lead muitas vezes esquecido por algumas empresas, mas que com um processo bem estruturado, pode gerar ótimos resultados para seu negócio.

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