Captação de Clientes em 7 Fatores Essenciais!

Captação de clientes, unida a um processo comercial bem estruturado é um tema fundamental para quem deseja ter sucesso em seu negócio, afinal, sem vendas não há um negócio de fato!

As imagens e os insights deste artigo sobre captação de clientes foram baseados em um excelente mapeamento realizado pela empresa Meetime, chamado de Inside Sales Benchmark Brasil

A leitura do estudo citado acima, me trouxeram importantes insights sobre captação de clientes , os quais compartilho agora com você!

Captação de Clientes – 7 pontos que me chamaram bastante a atenção:

1. 20% das empresas trabalham com inbound marketing, 18% com outbound marketing e 53% mesclam as modalidades!

Das empresas pesquisadas, apenas 9% não sabem como fazem captação de clientes, ou seja, observa-se que a maioria das empresas já sabe da importância deste tema.

Como a maior parte das empresas que responderam ao estudo (34%) são empresas de tecnologia, cloud ou Saas, a tendência é que estejam a frente em relação aos formatos digitais mais utilizados para captação de clientes.

Por isso, mais da metade (53%) sabe a importância e o fator potencializador de utilizarem-se tanto de estratégias de inbound marketing, como outbound marketing conjuntamente para captação de clientes.

Em resumo, não há uma estratégia infalível, ou bala de prata para potencializar seu processo de captação de clientes, mas sim a união de formatos e estratégias.

2. 67% das empresas levam mais do que 10 minutos para entrarem em contato com um lead, o que gera impacto negativo nas taxas de conexão e taxa de conversão!

Espero que você não faça parte das 40% que levam mais do que 1 hora para falar com os leads que você gera!

Existe uma incoerência muito grande neste aspecto, já que se você reúne capital e energia para captar novos clientes, por que demora tanto para entrar em contato com eles?

Se sua empresa gera mais leads, ou suas estratégias para captação de clientes estão mais fortes do que sua capacidade de atendimento, é hora de aumentar sua estrutura e escalar seu negócio.

A cada 5 minutos a mais que seu time de pré-vendedores ou vendedores demora para retornar uma ligação, o impacto em sua taxa de conexão e consequentemente em sua taxa de conversão é brutal, como mostra a imagem abaixo:

Caso você tenha este problema em seu negócio, que tal resolver com um gol de placa, falando com seus leads no momento em que desejam, em que levantam a mão, em apenas 28 segundos?

É exatamente isso que a CallPage possibilita para você!

Clique aqui para fazer seu teste grátis e ver o impacto disso em seus resultados!

3. Em média as empresas fazem 5 tentativas de contato antes de desistir de um lead.

Você tem esta métrica em seu negócio? Ou seja, sabe quantas tentativas de fato sua equipe faz antes de desistir de um lead?

Veja que 16% das empresas sequer sabe ou mede isso.

Desistir cedo de mais é perder dinheiro, assim como insistir em leads fora do perfil também.

Talvez você possa até estar investindo mais em tráfego do que o necessário, gerando leads, mas desperdiçando dinheiro, como pode ver mais, neste artigo: https://blog.callpage.com.br/como-nos-resolvemos-o-problema-de-desperdicio-de-leads-de-nossos-clientes/

Um aspecto fundamental que pouquíssimas empresas medem é:

Quanto tempo seu vendedor gasta com estas tentativas e qual o impacto disso na motivação e turn over do seu negócio?

4. Os principais desafios apontados pelas empresas são “Qualificar e identificar bons leads” e “Obter uma resposta dos leads / prospects”, com 31% e 23% dos casos respectivamente.

O primeiro e maior desafio enfrentado pela maioria das empresas é qualificar e identificar bons leads.

Com o advento do inbound marketing, as empresas passaram a tentar fazer isso por meio desta incrível estratégia.

Porém, como qualificar bons leads, se as pessoas não abrirem seus e-mails?

Como identificar bons leads, se como verá no item 7 deste artigo, as empresas conseguem contato com apenas 27% dos leads gerados?

Como identificar bons leads, se como verá no item 7 deste artigo, as empresas conseguem contato com apenas 27% dos leads gerados?

Com ferramentas como a CallPage, você pode convidar de maneira estratégica usuários de seu site para um contato imediato com sua equipe de vendas, no momento em que estas pessoas (seus potenciais clientes) querem, podem e estão dedicando tempo para falar com sua empresa!

5. Em 73% das empresas os vendedores fazem, em média, menos de 30 ligações por dia!

Uma das formas mais efetivas para captação de clientes é fazer ligações!

Seus resultados são proporcionais ao tanto de oportunidades que entram diariamente em seu funil de vendas!

Porém, uma das tarefas que os vendedores menos gostam é prospectar por telefone, ou seja fazer ligações frias.

Em sua empresa, você cobra isso de seus vendedores ou já tem uma equipe de pré-vendedores, ou seja, prospectadores, cuja função é qualificar os leads e agendar boas reuniões para seus vendedores?

6. 28 deals, é média de negócios (mensais) no pipeline de um vendedor!

Para um processo de captação de leads poderoso, você precisa ter um acompanhamento dos leads gerados.

Não adianta gerar leads e abandona-los.

Observe também que um volume muito grande de deals no pipeline de um vendedor não é sinal de bons resultados, pois ele pode não dar conta de acompanhar a todos.

7. 27% é a média da taxa de leads que de fato respondem ao contato.

De que adianta gerar tantos leads, se sua equipe não consegue de fato falar com eles?

Veja que ao utilizar estratégias de inbound marketing, o índice de sucesso no contato com os leads é maior, porém, ainda assim perceba que não é atoa que este é o segundo maior desafios das empresas, ou seja, falar de fato com os leads!

Mas o que fazer para melhorar este índice de contato efetivo?

Falar com seus leads no momento exato em eles podem e desejam é fundamental.

Caso contrário, é fatal:

Sua equipe vai entrar em contato e as pessoas não atenderão o telefone, estarão em reuniões, não se lembrarão de sua empresa e o pior ainda, podem já ter iniciado uma conversa com seu concorrente.

Não depender apenas de um formulário para geração de leads é um fator decisivo para melhorar este índice e aproveitar melhor todo seu investimento em tráfego.

Neste artigo veja se você ainda utiliza estes 4 formatos ultrapassados para geração de leads

A razão número 1 que te faz perder leads qualificados, explico neste artigo: https://blog.callpage.com.br/novos-leads-qualificados/

Agradecimentos especiais a Meetime pelo excelente mapeamento de inside sales no Brasil, conforme reconhecido no inicio deste artigo!

Captação de Clientes em 7 Fatores Essenciais!
5 (100%) 1 vote[s]

eBook gratuito: O poder das vendas por telefone

Um guia completo com tudo o que você precisa saber para aumentar a conversão dos seus leads por telefone.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Agende uma Apresentação

Comece a converter leads em vendas hoje

Precisando de mais leads quentes para aumentar suas vendas?

Receba até 75% mais Leads Telefônicos, permitindo que o visitante de seu site fale com sua equipe de vendas em 28 segundos!

Copyriht 2018 callpage todos os direitos reservardos.